Os sinais do TDAH na adolescência

 


Como o TDAH afeta a vida do meu filho adolescente?

Não existe um adolescente padrão com TDAH. Os sintomas variam conforme gênero, idade e tipo de TDAH, e podem mudar de acordo com a situação familiar, apoio dos amigos e outros transtornos dos quais possam sofrer.

Contudo, em termos gerais, as notícias são boas: adolescentes tendem a apresentar menos hiperatividade do que as crianças1. Mas, como surgem as questões hormonais e as demandas da escola aumentam, alguns sintomas podem se agravar.

Por causa das dificuldades com concentração e atenção, a maioria pode ter problemas na escola. As notas serão afetadas, especialmente se seu filho não estiver em tratamento. Não é incomum que esqueçam as tarefas, percam livros e cadernos ou fiquem entediados com as aulas. Eles também podem ficar irrequietos e interromper professores e colegas, impacientes para prosseguir com as lições.

Alguns dos mais notáveis sintomas nos adolescentes com TDAH estão relacionados ao déficit nas funções executivas, a habilidade cerebral de priorizar e administrar pensamentos e ações. Em outras palavras, a função executiva permite que os indivíduos prevejam consequências em longo prazo, façam planejamentos, avaliem progressos e mudem planos, se necessário. Além das dificuldades executivas, os jovens com TDAH podem também sofrer de intolerância à frustração, ter respostas emocionais exageradas ou até imaturas para a idade.

O texto acima foi retidado do site Focus Tdah no link: http://focustdah.com.br/2019/04/08/tdah-e-adolescencia-um-desafio-para-os-pais-2/#:~:text=Sintomas%20de%20TDAH%20na%20adolesc%C3%AAncia,como%20agir%20daqui%20para%20frente%3F

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sejam bem vindos!

Afinal, o que é TDAH?

Depoimento da Professora/Mãe